Suécia investigará opções para substituição do C-130H após descarte de ‘cotação da indústria’
Estocolmo havia planejado anteriormente realizar uma atualização de meia-vida para estender a vida útil da frota C-130H até 2030, antes de aceitar proposta italiana de aeronaves de segunda mão.
03 de março de 2023
A Suécia reavaliará as opções para substituir uma frota de seis aeronaves de transporte tático Lockheed Martin C-130H Hercules depois que uma tentativa de adquirir aeronaves usadas C-130J Super Hercules inesperadamente falhou em atender aos requisitos.
A aquisição “terá que ser revista após a análise completa da cotação da indústria”, segundo consta no Orçamento das Forças Armadas Suecas para 2024.
Segundo o documento publicado a 28 de fevereiro, as Forças Armadas suecas pretendem agora propor ao governo um “novo plano de ação” a ser incluído nos futuros documentos orçamentários ou por meios alternativos.
O relatório em si não contém detalhes adicionais sobre as partes envolvidas no processo de aquisição fracassado. No entanto, de acordo com um relatório da Key Aero, a Força Aérea Sueca concordou em junho de 2022 em comprar dois C-130 de segunda mão da Itália, com planos de adquirir mais quatro aeronaves da Itália futuramente.
O ex-comandante da Força Aérea Sueca, Maj Gen Carl-Johan Edström, disse na época que os dois primeiros C-130 italianos usados seriam entregues à Suécia em 2023.
Nem o Ministério da Defesa sueco nem o italiano responderam a um pedido de comentário sobre o assunto até o momento da publicação.
“Estamos preparados para apoiar a Força Aérea Sueca no cumprimento de seus requisitos atuais e futuros de transporte aéreo tático com o C-130J Super Hercules, que se destacou como a escolha global em transporte aéreo tático”, disse um porta-voz da Lockheed Martin em comunicado ao Breaking Defense.
Estocolmo havia planejado anteriormente realizar uma atualização de meia-vida para estender a vida útil da frota C-130H até 2030, antes de decidir sobre o plano italiano de aeronaves de segunda mão.
O atraso adicional nas aquisições causado pelo desenvolvimento de um “novo plano de ação” ocorre depois que o último relatório anual das Forças Armadas Suecas revelou que a frota C-130 teve baixa disponibilidade em 2022 porque a aeronave permaneceu com a Lockheed “mais do que o esperado”.
Os problemas de aquisição da Força Aérea Sueca não se limitam apenas ao C-130. Ele encerrou o programa de helicópteros NH90 em novembro de 2022, após altos funcionários citarem a baixa disponibilidade da aeronave. A redução no número de horas de voo do caça Gripen foi causada pela falta de pilotos o que parece destinado a desafiar a Força Aérea por um longo prazo colocando pressão sobre a espinha dorsal do poder aéreo sueco em um momento em que as ameaças russas se tornaram mais agudas devido à guerra na Ucrânia.
De maneira mais geral, as ações da Rússia levaram a Suécia a abandonar a não-aliança militar e a se candidatar, ao lado da Finlândia, para ingressar na OTAN, comprometendo-se a alcançar a meta de gastos militares da Aliança (2 por cento) em 2026.
Fonte Breaking Defense: https://breakingdefense.com/2023/03/sweden-to-investigate-c-130h-replacement-options-after-quotation-from-industry-thrown-out/
