O Super Hornet Vai Morrer

A Boeing encerrará em breve a produção do F/A-18E/F Strike Fighter – a menos que a Índia intervenha.

POR KYLE MIZOKAMI PUBLICADO: 27 DE FEVEREIRO DE 2023

• O caça Boeing F/A-18E/F Super Hornet sairá de produção em 2025, após 26 anos.
• O Super Hornet foi projetado como um Hornet maior e mais robusto.
• Os Super Hornets em serviço hoje serão substituídos pelo F-35 e pelo futuro caça de sexta geração da Marinha.
A linha de produção do caça Boeing F/A-18E/F Super Hornet será desativada em dois anos. O Super Hornet, desenvolvido na década de 1990 como uma versão jumbo do original F/A-18C Hornet, é o principal caça a jato da Marinha dos Estados Unidos. Salvo apareça um pedido da Índia, a Boeing direcionará sua mão de obra e recursos para outros projetos em 2025.
A Boeing, relata o Defense News, encerrará a produção do Super Hornet em 2025, enquanto constrói os últimos oito jatos para a Marinha. O empreiteiro de defesa disse que poderia estender a produção por mais dois anos se a Índia escolher o caça para seu novo porta-aviões da classe Vikrant. A Índia precisa de 26 novos caças para Vikrant, está competindo contra o francês Rafale M.
O F/A-18E/F Super Hornet é basicamente um caça F/A-18C Hornet superdimensionado. O Super Hornet pesa 3.500kg a mais e tem um alcance 50% maior. O Super Hornet também foi projetado com uma assinatura de radar reduzida, sendo o redesenho mais óbvio as entradas de ar sob o cockpit. Suas missões primárias são guerra ar-ar e ar-terra, e com a adição de pods de reabastecimento externo, reabastecer outras aeronaves na ala aérea do porta-aviões. A versão -E é um jato de assento único, enquanto a versão -F é um jato de dois assentos.
Por que o F/A-18 Hornet é um avião superlativo
O Super Hornet foi originalmente projetado para substituir o caça F-14 Tomcat e, gradualmente, substituiu os caças F/A-18C Hornet. Hoje, é o caça mais comum na cabine de comando de um porta-aviões da Marinha dos EUA. Em muitos casos, é o único caça em uma asa aérea desdobrada. À medida que os porta-aviões entram em períodos de manutenção em doca seca, eles estão sendo atualizados para também voar o F-35C Lightning II. Até 2030, todos os porta-aviões devem estar voando uma mistura de dois esquadrões de F-35Cs e dois esquadrões de F/A-18E/Fs.
Além de 2030, o Next Generation Air Dominance da Marinha (NGAD, não confundir com o programa da Força Aérea de mesmo nome) deve começar a substituir os Super Hornets restantes por um novo caça a jato de sexta geração. O NGAD provavelmente será outro caça de ataque furtivo, mas emparelhado com um “Loyal Wingman” (Ala Leal) robótico e com ênfase no alcance, permitindo que ele opere em distâncias mais longas para manter o porta-aviões seguro.

O Super Hornet está atualmente em serviço na Marinha dos EUA, Força Aérea Real Australiana e Força Aérea do Kuwait. A equipe de demonstração de voo do Blue Angels fez a transição de Hornets para Super Hornets em 2020, então eles permanecerão a “face pública da Marinha” pelas próximas décadas da US Navy
Fonte: https://www.popularmechanics.com/military/aviation/a43099687/super-hornet-strike-fighter-to-end-production/