Caça Rafale de última geração entra no serviço da Força Aérea Francesa

O primeiro Rafale F4.1 taxia em sua nova casa em Mont-de-Marsan, onde o treinamento na nova variante está acontecendo. (Foto: AAE)

Por Jon Lake

https://www.ainonline.com/aviation-news/defense/2023-03-07/latest-generation-rafale-fighter-enters-french-air-force-service

O primeiro caça multifunção Dassault Rafale a ser convertido para o mais recente padrão F4.1 foi reentregue ao Armée de l’Air et de l’Espace da França (AAE, força aérea e espacial francesa) em Mont-de-Marsan perto Bordéus em 2 de março. Designado como 30-FU, o Rafale B 354 é o primeiro de dois aviões de teste para o esquadrão de testes de caça ECE 1/30 “Côte d’Argent” e será usado para iniciar o treinamento.

O F4 marca uma nova etapa no desenvolvimento iterativo do Rafale, seguindo os padrões F1 (específico para a primeira aeronave da Marinha Francesa), F2 (capacidades ar-solo e ar-ar) e F3/F3- R (versatilidade estendida). O desenvolvimento do padrão F3-R foi lançado em janeiro de 2014 e concluído em outubro de 2018.

O padrão F4 se concentra em melhorar a conectividade do Rafale por meio de novos links de satélite e intra-voo, servidores de comunicação e rádios de software, com o objetivo de melhorar a eficácia do Rafale no combate centrado na rede e abrir caminho para o futuro sistema de combate aéreo. (FCAS). Externamente, nada diferencia um Rafale F4 de um Rafale F3-R, mas marca um grande salto tecnológico, com melhorias no sistema de navegação e armamento, suíte de guerra eletrônica Spectra, pod de designação de alvos Talios e RBE2 AESA radar. Este último foi aprimorado para melhorar a eficácia no modo ar-terra.

Uma mira de capacete Scorpion de última geração foi integrada e um novo equipamento de comunicação por satélite (baseado na rede Syracuse IV) foi instalado. O F4 possui um Sistema de Auxílio a Diagnóstico e Prognóstico com capacidade de manutenção preditiva. Estão previstas outras funcionalidades de otimização da manutenção, nomeadamente com soluções baseadas em Big Data e inteligência artificial. O Rafale F4.1 também é equipado com uma nova unidade de controle do motor.

Novas opções de armas incluem o míssil ar-ar Mica NG e até três das armas modulares ar-terra AASM de 1.000 kg (2.200 libras). Este último, em seu formulário de orientação inercial/GPS AASM 1000 GS, foi qualificado para uso no Rafale em dezembro passado. Além de empregar ogivas tradicionais Mk 84 e BLU-109, o kit de orientação/propulsão AASM 1000 GS também é aplicável às novas ogivas BA-84 e P1000 em desenvolvimento pela empresa francesa Aresia.

O desenvolvimento do padrão F4 começou em dezembro de 2018 e a Dassault Aviation recebeu um contrato de desenvolvimento da então Ministra das Forças Armadas Florence Parly em 14 de janeiro de 2019. A DGA iniciou os testes de voo da atualização F4 em abril de 2021, em um momento em que a liberação do padrão F4 completo foi planejada para 2024, com algumas funções se tornando disponíveis em um padrão inicial em 2022. Estima-se que todos os Rafales franceses em serviço estarão no padrão Rafale F4.2 até 2030.

Um padrão Rafale F5 está sendo planejado, para introdução no período 2035-2038. Espera-se que o F5 melhore ainda mais a conectividade e tenha recursos aprimorados de equipe tripulada/não tripulada. O Rafale F5 também será capaz de transportar o novo míssil hipersônico ramjet ASN4G, que garantirá a continuidade do componente aerotransportado do dissuasor nuclear francês, substituindo o míssil ASMP-A.

As entregas de Rafales novos para a AAE foram retomadas no final de dezembro, após um hiato de quatro anos causado por questões orçamentárias e pela decisão de permitir que a Dassault cumprisse seus compromissos de pedidos de exportação.